quarta-feira, 2 de maio de 2012

Depressão


O QUE É DEPRESSÃO ?
Autores:
Ederval Leite Pereira Filho - Acadêmico do 4º ano de Medicina
Dr. Thales Weber Garcia, MD, MSc
Profa. Dra. Maria das Graças de Oliveira, MD, MSc, Ph.D
Dra. Simone Lespinasse Araújo, MD

O que é depressão?

Todos se sentem ocasionalmente tristes, mas este sentimento é geralmente breve e passa dentro de alguns dias. Quando uma pessoa tem uma desordem depressiva, esta interfere na vida cotidiana, no funcionamento normal, trazendo dor ao paciente e naqueles que se importam com ele ou ela. A depressão é uma doença comum, mas séria, e a maioria daqueles que a vivenciam necessita de tratamento para melhorar.
Muitas pessoas com doença depressiva nunca buscaram tratamento. Mas a maior parte dos pacientes, mesmo aqueles com depressão mais grave, podem melhorar com tratamento. A pesquisa intensiva sobre a doença conduziu ao desenvolvimento de medicamentos, psicoterapia, e outros métodos para tratar pessoas com este transtorno.

O que causa depressão?

Não há uma causa única conhecida de depressão. Ela resulta provavelmente de uma combinação de fatores genéticos, bioquímicos, ambientais, e psicológicos.
Pesquisas indicam que as doenças depressivas são desordens do cérebro. Métodos de imagem, tais como a ressonância magnética, mostraram que os cérebros de pessoas que têm depressão mostram-se diferentes daqueles sem depressão. As partes do cérebro responsáveis pela regulação do humor, do pensamento, do sono, do apetite e do comportamento parecem funcionar anormalmente. Além disso, importantes neurotransmissores, produtos químicos que os neurônios usam para se comunicar, parecem estar fora de equilíbrio. Mas estas imagens não revelam porque a depressão ocorre.
Alguns tipos de depressão tendem a ocorrer nas famílias, sugerindo uma ligação genética. Entretanto, a depressão pode ocorrer em pessoas sem antecedentes familiares. O traumatismo, a perda de alguém amado, um relacionamento difícil, ou qualquer situação estressante podem favorecer o aparecimento de um episódio depressivo.



Quais são os sintomas da depressão?

Nem todas as pessoas com depressão apresentam os mesmos sintomas. A gravidade, freqüência e duração dos sintomas dependem do indivíduo e da particularidade da sua doença.
Os sintomas mais freqüentes são:
- Tristeza persistente, ansiedade e sentimento de vazio;
- Sentimentos de desesperança e ou pessimismo;
- Sentimentos de culpa, desamparo, inutilidade;
-Irritabilidade, desassossego;
- Perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
- Diminuição do apetite sexual;
- Dificuldade de concentração, atenção e memória;
- Dificuldade em tomar decisões;
- Fadiga e diminuição da energia;
- Insônia ou sono excessivo;
- Perda ou aumento de apetite
- Idéias suicidas, podendo levar a tentativas concretas;
- Dores pelo corpo ou dor de cabeça sem aparente explicação;
- Problemas digestivos que não melhoram com o tratamento. 

Como a depressão é descoberta e tratada?

A depressão, mesmo os casos os mais severos, é uma desordem tratável. Como muitas doenças, quanto mais cedo o tratamento começar, mais eficaz e maior será a probabilidade de evitar uma recaída ou outro episódio.
A primeira etapa para o início de um tratamento apropriado é visitar um médico. Determinados medicamentos, e alguns problemas médicos tais como vírus ou um distúrbio da tiróide, podem causar os mesmos sintomas que a depressão. Um médico poderá descartar estas possibilidades conduzindo um exame físico, uma entrevista e alguns testes de laboratório. Caso o médico venha a suspeitar de um transtorno do humor depressivo, ele deverá dirigir uma avaliação psicológica ou encaminhar o paciente a um profissional de saúde mental.
O médico ou o profissional de saúde mental conduzirão uma avaliação diagnóstica completa. Ele deverá discutir todos os antecedentes familiares da depressão e fazer uma história completa dos sintomas presentes e passados.
Uma vez diagnosticada, a depressão pode ser tratada com alguns métodos. Os tratamentos mais comuns são medicamentos e psicoterapia.


Como eu posso ajudar um amigo ou parente que é deprimido?

Se você conhece alguém que é deprimido, isto afeta você também. A primeira e mais importante coisa que você pode fazer para ajudar seu amigo ou parente com depressão é ajudá-lo a ter um diagnóstico e tratamento apropriados. Você pode precisar marcar uma consulta em nome do seu amigo ou parente e ir com ele ao médico. Incentive-o a permanecer no tratamento, ou buscar tratamento diferente se nenhuma melhora ocorre após seis a oito semanas.
Ajudando um amigo ou parente com depressão:
- Oferecer suporte emocional, compreensão, paciência e incentivo;
- Envolva seu amigo ou parente numa conversa e o escute com atenção;
- Nunca desacredite dos sentimentos que seu amigo ou parente expressa, mas chame a atenção para a realidade e ofereça esperança;
- Nunca ignore comentários sobre o suicídio e relate-os ao profissional responsável;
- Convide seu amigo ou parente para caminhadas, excursões e outras atividades; continue tentando se ele recusar, mas não o pressione.







Nenhum comentário:

Postar um comentário